domingo, 15 de junho de 2014

Internet Old School

Quem viveu a pré-história da internet vai se identificar com esse post e suspirar de saudade da internet discada #SQN. Mas pra quem é novinho vai ser legal descobrir que diabos a gente fazia na internet antes do facebook e twitter.
Nem sempre tive computador, então muitas vezes rolava de ir em lan house mesmo pra usar o orkut, MSN (#RIP), email. Era uma época super diferente, no Brasil nem todos tinham acesso a internet e tudo era novidade. Para vocês pode parecer loucura mas nosso site de pesquisa mais famoso era o Cadê.com que há alguns anos foi comprado pela Yahoo, e não o adorado Google, que já existia. Nesse tempo de vacas magras a gente esperava até a madrugada pra usar a internet, que era discada. Pra quem reclama de internet lente eu recomendo um dia de internet discada pra saber o que é lentidão. Demorávamos um bom tempo para baixar música, que dirá um álbum completo. Vídeos e filmes? Era preciso baixar a noite inteeeeira pedindo aos céus pra que internet não caísse, assim, com sorte ele estava baixado pela manhã. Nesse tempo para adicionar só com scrap, seus melhores amigos obviamente eram aqueles que estavam no topo dos depoimentos e quando seus amiguinhos visitava sua casa imediatamente seu status no MSN viraram uma lista com o nome deles. Nossos blogs eram hospedados no blig.ig, kit.net ou blogger.br. Por outro lado os gifs não eram tão legais como hoje em dia..
Foi uma época muito boa, divertida e um pouco ridícula, mas que deixou algumas saudades. A seguir eu listei as coisas mais legais, na minha opinião, e que me causam aquela vibe nostálgica.

Fotolog/Flogão/Vibeflog



Lá pelos anos de 2005, antes dos smartphones, do instagram e da febre de selfies (sempre existiu, tá? só que a gente não dava nome pra isso rs), a gente postava nossas fotos de comida, animais e festas (risos) nessas três plataformas. Naquela época não existiam apps para edição de fotos, o jeito era usar o programas como photofiltre, picnik ou photoscape, que nada mais eram do versões do photoshop mais fáceis de usar. Todas elas estavam disponíveis de graça no baixaki (o site também é oldschool mas resiste até hoje). Dessas redes sociais (a gente nem chamava assim! haha), eu só não tinha conta no flogão. Procurando por referências pro post acabei achando meus perfis. Confesso que pensei bem antes de postar aqui porque né, não queria causa vergonha alheia em ninguém. Mas tá aí ó, Tô de brinks, bjs. e o Amo Cristiano Ronaldo. Sim, meu vibeflog era nada mais do que um FC pro Cristiano Ronaldo. É ridículo, eu sei, mas era 2009 no auge da minha paixão por ele. Quando se é jovem a gente comete alguns erros... mentira, amo até hoje!!! HAHA.

Orkut

[Perfil fake]

Em 2007 minha amiga Isabela criou um email pra mim (que também funcionava como MSN mas nós só vamos falar disso depois..) e me mandou um convite pro orkut. Pois é, pra ter orkut a gente precisava de convite. Ou seja, um amigo seu deveria ser descolado o suficiente pra ter uma conta no orkut e mandar o tal convite pra você, assim você também seria descolado e poderia mandar convite pros seus amigos para que eles ficassem descolados também. Hahaha. O problema é que quando eu criei meu orkut eu estava numa lan house e não tinha nenhuma foto minha lá, e para não parecer perfil de indigente eu coloquei uma foto da Emma Watson porque, afinal, somos super parecidas! Risos. Era meu nome só que com uma foto dela. No outro dia quando entrei pra mudar a foto tinham, sei lá, 15 pedidos de amizade de perfis fakes. Eu nem sabia do que se tratava mas tratei de descobri e não teve jeito, me rendi. Alguns dias depois eu tinha minha própria conta fake, além da minha "real", é claro. Se você não viveu essa época e não sabe o que é fake vou tentar explicar. Nós basicamente criávamos perfis fictícios com fotos de famosos (famosos de verdade! celebridades! gente de hollywood e não da globo hahahaha) pra viver nesse mundinho fake onde tinha de tudo: família, relacionamentos (do tipo namoro, casamento), amizades, festas, brigas, fofocas... A princípio eu era a Xocolaty Wonka (?) mas depois reduzi pra Wonka por motivos óbvios de capenguisse. Eu suma nós nos transformávamos em um personagem. Para mais detalhes tem esse post aqui onde falo da experiência do fake.

[Tiopês]
Em meio a perfis fakes e perfis verdadeiros uma linguagem foi desenvolvida e aprimorada. No orkut a zueira rolava solta, ás vezes muito mais do que rola hoje no twitter, por exemplo. No tiopês não se trata de escrever errado, tiopês é uma arte, um idioma próprio nascido na internet. Se você já viu por aí gente falando brinks, gelerë, gemt, comofas, fikdik, meldels, saiba que essas são expressões clássicas do tiopês. Quem sabia usar com maestria o tiopês era considerado gênio mas depois de um tempo uma galere mais n00b passou a usá-lo e aí foi perdendo a graça, ou melhor, foi orkutizando. Para mais informações segue o link da memepédia do YouPix.
Para a tristeza de vocês eu não tenho acesso a nenhuma das minhas contas no orkut. Elas existem, estão lá, mas não consigo acessar porque ou o email usado já expirou, ou eu simplesmente não o lembro, rs.

MSN


Não tinha whatsapp, nem facechat, o nosso queridinho era o MSN, o messenger do hotmail. Era era como uma aplicativo que instalávamos no nosso computador. Acredito que até mesmo os mais novinhos chegaram a conhecê-lo mas posso dizer que vivi durante o auge do MSN. No meu tempo pra conhecer uma pessoa de verdade bastava ler o histórico do MSN dela. Confesso que eu não era apegada a MSN não, eu usava mais para... (pasmem)
Jogar campo minado!!! HAHAHAHA eu era aloka do campo minado! Sdds. (Esse print é meu mesmo, do MSN da minha fake, a Wonka).

Poucas coisas dessa época resistiram, algumas mudaram, evoluíram ou acabaram sendo ultrapassadas por novas redes sociais. Mas independente disso elas permanecem na história e na memória de quem, assim como eu, fez amigos através delas.

Esse post faz parte da blogagem coletiva proposta todos os meses pelo Rotaroots. Vem com a gente!

3 comentários:

  1. Não escrevo mais, mas leio sempre. Hahaha'
    acredita que gosto mesmo de ler o que você escreve?
    Acho que "amigos" deveriam ser proíbidos a ter acesso a essas coisas, porque ficam simplesmente pensando, uaaaaaal ela fazia isso mesmo?

    Mas como te julgar, se passei por todos esses processos, claro que não tinha um fc do Cristiano Ronaldo, mas como sobreviver ao Fake? E como não rir das paginas que nós tinhamos?

    A um tempo atrás digitando Victor Cantuaria no google, percebi que eu era alguém na rede, que tudo o que quisessem encontrar referente a mim conseguiriam, inclusive o fotolog, o meadd... e afins que já foram excluídos após eu perceber o quão trash era aquilo tudo.

    Mas enfim, não suma de novo, odeio vim aqui e perceber que não escreveu nada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahaha fake melhor época! tudo era muito trash mas era muito bom! ;)

      Excluir
  2. Math aqui ;) Sempre vi posts seus com o link do blog e tals,mas n tinha lido nada ainda...mas me amarrei,e bem descontraído e com uma linguagem legal. .Escreva mais vezes ok? ���� haha

    ResponderExcluir