segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Hábitos de leitura

Vários blogs que eu acompanho já responderam essa tag, decidi que era minha hora de responder também. Essa tag é legal porque permite que a gente conheça as manias e a rotina de leitura de cada pessoa.
Confesso que sou cheia de rituais, tenho o momento e lugar certo para ler e não gosto de interrupções. Não chega a ser toc, é uma questão de timing. Mas isso não me impede de ficar obcecada por um livro e ler em qualquer lugar, em qualquer hora. O episódio mais engraçado que já passei foi quando estava lendo Harry Potter e O Cálice de Fogo e minha mãe pediu pra que eu ficasse de olho na comida que estava no fogo. Eu sabia que não conseguiria prestar atenção em fogão, então coloquei uma cadeira ao lado do bendito e fiquei lá lendo, só desliguei a panela quando comecei a ouvir os estalos que significavam que o arroz estava quase queimando hahaha.

1. Quando você lê? (manhã, tarde, o dia inteiro ou quanto tem tempo?)

Depende. Quando estava de férias e desemprega eu lia o dia inteiro, mas só se a história me cativasse. Trabalhando e estudando eu leio sempre que aparece uma oportunidade: no intervalo das aulas, em filas, no trem. Raramente leio de madrugada porque prezo muito pelo meu sono.

2. Você lê apenas um livro de cada vez?

quem nunca?
Essa costumava ser a minha regra: apenas um livro por vez. Eu quebrei minha própria regra: meu estou lendo do skoob já chegou a ter seis (!) livros. Tento evitar ler mais de um livro mas às vezes me sinto obrigada a pausar uma leitura em favor de outra mais aguardada. Por exemplo, deixei Não sou uma dessas, da Lena Dunham de lado para ler Convergente, da Veronica Roth mas continuo lendo o da Lena. #prioridades

3. Qual o seu lugar favorito para ler?

Em uma cadeira com mesa, tipo de escola. É idiota mas não gosto de ler na cama/sofá porque fico com a postura péssima e logo me sinto cansada. Ler sentada é bom, mas se a distância entre o livro e o meu rosto for muito grande eu perco o foco e me distraio (?).

4. O que você faz primeiro: lê o livro ou assiste ao filme?

Livro primeiro, sempre. Às vezes nem lembro que tem filme vide Maze Runner! Ver o filme antes é agridoce: você consegue localizar menor os cenários, coisa que tenho dificuldade de fazer lendo, mas quando você vê o filme antes não sobre muito espaço para imaginação dos personagens.

5. Qual formato de livro você prefere?

Não leio em pdf por nada nesse mundo! Só fiz isso uma vez com As Relíquias da Morte e não rolou. Também não leio e-book porque não tenho kindle, nem kobo. De qualquer forma, gosto mais de livro físico mesmo.

6. Você tem algum hábito exclusivo ao ler?

Gosto de ler a última frase/parágrafo do livro antes de começar a leitura. Só por diversão. Hahahah
Não costumo marcar os livros, nem com lápis ou post-it e julgo que faz isso, prefiro copiar as partes interessantes em alguma agenda.

7. As capas das séries tem que combinar ou isso não importa?

Is this a question??? Mas é óbvio que sim! Que morte horrível capas descombinadas (e feias de uma forma geral). Basta ver que TERROR que são as capas dos livros da Stephanie Perkins em português. Não chega a ser uma série mas eles estão ligados, né.
Gosto mesmo é quando os livros são todos combinadinhos, no mesmo estilo, mesma cor de página, mesma fonte, mesmo estilo de capa.
perfeição



2 comentários:

  1. As capas combinantes é mais do que essencial, né?

    Beijos e sorrisos ♥

    ResponderExcluir
  2. Se leio mais de um livro ao mesmo tempo fico completamente confusa hahaha. Muuuuito raramente paro o que estou lendo para voltar depois, no meio tempo leio outro inteiro, mas ao mesmo tempo jamais. Queria conseguir ser mais dinâmica nas leituras, no entanto.
    Eu costumava fazer isso de ler a última frase do final antes de começar, mas parei não sei pq, como raios um hábito vira ~des-hábito~ né? hahaha
    eu sou mega adepta dos e-books e super acredito que só não gosta quem não tem um kindle ou kobo, mas conheço gente que tem e continua comprando livros físicos eu fico Q leio tudo no kindle se me derem um livro físico já fico chati ahahaha. Por causa disso acabo não me importando muito com as capas, mas lembro do prazer que dava colocar todos os Harry Potteres lado a lado na minha estante quando era mais nova :)

    ResponderExcluir