quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Top 5: Minhas ilustradoras preferidas

Diferente de muitos, a máxima da minha vida não é quem não saber fazer, ensina, na verdade estou mais para quem não sabe fazer, admira. Por isso reuni aqui minhas ilustradoras preferidas, que fazem o que eu gostaria saber de fazer e não sei.

Irena Freitas é de Manaus, formada em Jornalismo e Design Gráfico. Ela é uma graça e tem cabelo de princesa da Disney, assim como suas ilustrações! Ela assinou a capa do teaser As Valentinas, e os livros Meus 15 Anos e Na Porta Ao Lado, todos da Luly Trigo. Ela também já publicou um zine e tem uma lojinha. As artes da Irena são de fazer os olhos brilharem. Ela é a rainha das fanarts, algumas das minhas preferidas são as dos personagens da Rainbow Rowell que, não por acaso, também adora o trabalho da Irena (pausa para comentar que esse tweet é de 6 de agosto de 2014 e este post está indo ao ar dia 6 de agosto de 2015 - meu anivesário!). O tumblr dela é recheado com suas ilustrações, assim como o instagram. A nova ~empreitada~ dela é o snapchat (irenafreitas), onde ela dá dicas de livros que você não deve ler. É MUITO divertido porque ela é bem sincera e não tem pena de falar mal dos livros.

Giovana Medeiros, é de Criciúma (SC), se formou em Design de Moda e já morou em Dublin (!). Primeiramente, eu adoro a Giovana! #pagapau Hahaha. Admiro muito o estilo dela, na ilustrações e na vida. Para mim é trabalho dela é *mágico*, sempre com ares de fantasia. Ela foi a responsável pela capa do primeiro livro da Bruna Vieira, o Depois Dos Quinze e Com Carinho, Lucy B. Parker, do Robin Palmer. Também ilustrou algumas matérias da revista Capricho, que deixou de ser impressa esse ano. A Giovana manda muito bem nas colagens, é legal ver esse trabalho mais ~roots~, sabe? O que mais gosto no trabalho dela é como dá pra perceber claramente que é dela, tem uma unidade, sem ser igual. Acho que minha ilustração preferida dela de todos é os tempos é da Mary Poppins! Através da página dela no Society6 você consegue levar o trabalho dela pra casa. Se quiser saber mais dela é só acompanha-la no twitter e snapchat. Bônus pela Muffin, a gata dela que vive aparecendo em ambas as redes, só love ♥♥♥.


Awai é o ilustradxr que eu menos sei a respeito e mesmo assim gosto demais do trabalho delx. Para você ver: estou sendo obrigada a usar a linguagem neutra porque sequer sei se é homem ou mulher. Muito menos se seu nome é realmente Awai. Elx é japonês e quando tentei traduzir o nome tudo o que eu consegui foi "Pálido", que acredito ser um apelido. Awai tem um trabalho sem igual, quase etéreo. Suas ilustrações são muito bem trabalhadas, cheias de pequenos elementos que compõe o todo. Me lembra um pouco Gustav Klimt. Acho muito interessante como os personagens, sempre mulheres, ora são maiores que a natureza, ora a tem dentro de si. Pura viagem, eu sei.

Sibylline Meynet, é francesa e trabalha como freelancer. O estilo dela é totalmente inspirado nos anos 50/60, seus desenhos são bem femininos e têm um quê fashion. Sem contar que ele é maravilhosa, linda de morrer! Ela já trabalhou com Joe Gordon Levitt (!!) e conheceu o elenco de Orange Is The New Black (!!!) graças a suas ilustrações. Vez ou outra ela faz um sorteio de uma arte no instagram, e se você, como eu, não tiver a sorte de ganhar vale passar na loja dela de presente.


Razz, é australiana e directioner. Aí já viu, né? Foi assim que a conheci, quando Zayn postou uma de suas fanarts no twitter. Foi amor à primeira vista! O trabalho dela é bem moderno, cheio de elementos da cultura pop que fazem referência a outros elementos da cultura pop (?), como a junção que fez de Ponyo e LiLo (ship de Liam + Louis), e Teen Wolf + X Files. Nem dá para acreditar que ela é amadora! Queria ser amadora assim, poxa! Hahaha. Amo tudo o que ela faz, as ilustrações da Razz têm um frescor, fico pensando que se a Disney se modernizasse talvez tivesse essa cara. Aproveitando hoje é meu aniversário e eu aceito uma caneca dessas.

*BÔNUS*
Este post trata-se de um Top 5 mas era uma missão impossível por isso, como quem não quer nada, decidi incluir mais uma ilustradora aqui:

Fran Meneses é chilena mas mora em Berlim. Arrisco dizer que ela é a primeira Illustuber do mundo! O canal dela é uma mistura de vlogs com tutoriais (não que eu acredite ser possível reproduzir o que ela faz só de assistir o vídeo) que eu adoro. Aos meus olhos ela tem um traço parecido com o Irena, meio "foi de primeira, não precisei fazer rascunho". Super fã de Sailor Moon, ela começou desenhando animes e acabou se formando em Design Gráfico, ainda no Chile. Adoro o instagram dela porque funciona na base de daily illustrations e a gente acaba conhecendo mais da rotina dela através dos desenhos. A Fran (fazendo a íntima) ilustrou várias revistas e alguns livros colaborativos. O estilo dela me lembra muito histórias em quadrinhos, o que só me faz gostar ainda mais.


***Este post faz parte do BEDA, que consiste em postar TODOS OS DIAS durante o mês de agosto. Me ajudem!!11! Indiquem temas, tags e receitas para manter a sanidade.

2 comentários:

  1. Oi Gabi (fazendo a íntima também, ahahaha),
    Encontrei seu blog pelo arquivo do BEDA e adorei esse post!
    Assim como você não tenho nenhum talento pra arte e gosto de me enganar dizendo que ainda não encontrei o meu dom... quem sabe, né?

    Conhecia o trabalho de algumas ilustradoras mas não pelo nome, adorei conhecer (dessa vez mais detalhadamente) cada uma. Gostei muito do estilo da arte da Giovana Medeiros, também amo trabalhos assim com colagem ❤

    Antes que me esqueça: Parabéns! Muitas felicidades ❤❤

    Beijão,
    Dri.
    Diário de Casamento ❤

    ResponderExcluir
  2. Oie,
    amei esse post,sou a louca das ilustrações hehe já conhecia os trabalhos da Irena e da minha chara Giovana Medeiros,mas fiquei encantada com as outras ilustrações :O

    bjos
    www.dia29.com

    ResponderExcluir