terça-feira, 11 de agosto de 2015

BEDA #10 - De volta à raiz

Faz um tempo que eu queria escrever sobre minha experiência capilar (risos), falar de como foi abandonar a chapinha e voltar ao meu cabelo natural, mas nunca tinha o tempo ou disposição suficiente. Ainda não tenho o tempo, mas o BEDA deu o empurãozinho que faltava e cá estou. Organizar tudo o que eu tenho para dizer me custou muito, mas valeu a pena, porque a cada frase escrita vinha à tona a lembrança do porquê tomei essa decisão.
Primeiro, não julgo quem alisa o cabelo. Eu alisei por muito tempo até perceber que só fazia mal aos meus cachos e não me fazia sentir mais bonita. Na nossa sociedade a beleza está intrinsecamente atrelada a um padrão específico e quando falamos de cabelo o padrão é simples: liso. ~Blá blá blá só alisa quem quer~, alguns dirão. O fato é esse o padrão amplamente disseminado, por isso a "escolha" de muitas meninas ao alisar o cabelo sequer é genuína. A maioria esmagadora nunca teve a chance de usar o cabelo natural sem medo e só então escolher qual preferia.
Eu mesma era doida para alisar o cabelo, desde criança e só quando alisei me senti confiante para tirar fotos (antes eu detestava), para sair com amiguinhas e ir a festas (sempre com o medo de suar e o cabelo de desfazer. É triste saber que quando se tem uma festa para ir a primeira ideia que vem a cabeça é fazer escova/chapinha, quando é necessário um look mais "arrumado" os cabelos são alisados mais uma vez, se queremos impressionar alguém lá se vão os cachos, dando lugar aos fios chapados. Não precisei fazer nenhuma pesquisa para chegar a essas conclusões, tive experiência de campo vivendo tudo isso na adolescência.
Porém, há mais ou menos dois anos comecei a questionar se valia a pena continuar me submetendo a todos esses procedimentos químicos. Já fiz escova progressiva, inteligente, de chocolate, botox capilar, escova definitiva e nada, nada dava jeito na minha insatisfação comigo mesma. O cabelo liso, todo certinho, não aumentava minha confiança, nem minha auto estima, só me frustrava ainda mais porque nunca estava bom o suficiente porque bom mesmo era ser natural. Cansada do desgaste de ter que alisar sempre e vendo que meu cabelo estava pedindo por socorro, eu decidi parar de alisar no início de 2014. Decidir parece fácil até você ver a temível raiz crescendo. Até que o cabelo alisado vai dando lugar ao cabelo volumoso e indefinido, aí é um desespero só.

Meu cabelo é natural é super cacheado, com bastante volume. Quando criança minha mãe não tinha paciência de penteá-lo então sobrava para mim mesma a missão. Algumas vezes eu chorava penteando o cabelo cheio de nós, todo bagunçado. Parece bobeira mas desde de pequena eu me sentia insatisfeita com meus cachos. Ninguém nunca me disse que ter cachos era bom, que eles eram bonitos, que os garotos me achariam bonita (hoje em dia opinião de omi não é nada). Minha insegurança só era reforçada pela publicidade. Naquela época a única referência de cabelo cacheado que eu tinha era a Pata, de Chiquititas. E foi assim que eu cresci, com 12 anos já fazia relaxamento para "soltar" os cachos e aos 15 fiz minha primeira escova alisadora. Todos aplaudiram, pois finalmente eu estava me cuidando, estava mais bonita, não tinha mais cabelo ruim. UGH, cabelo ruim, dá para acreditar? E eu que achava tão normal o termo, hoje sinto calafrios quando ouço. Demorou muito para que eu me libertasse daquela obrigação, de ser lisa. Só consegui porque contei com ajuda no processo.


Ao mesmo tempo em que eu questionava e decidia fazer com meu cabelo encontrei as mesmas questões e frustrações em outras migas. Miga 1 é a Rayza, ruiva natural, abençoada por Deus e bonita por natureza #badumtss, Miga 2 é a Natascha, conhecida como my girl. Essas duas foram importantes demais nesse processo principalmente porque elas também estavam passando por ele. A primeira a passar pelo processo foi a Rayza, de uma só vez ela abandonou a chapinha e cortou o cabelo, para deixar que o cabelo crescesse mais naturalmente. Haja coragem! Depois foi a vez da Natascha, que fez big chop no fim do ano passado.
Nesse período eu já não alisava mais, nem com produtos, nem com chapinha mas ainda não tinha cortado a parte alisada, tinha medo de não gostar, do cabelo ficar cheio demais, de virar black power. Eu acho black power lindo, mas não tem nada a ver comigo. Meu maior medo era cortar o cabelo e não me reconhecer depois. A única vez que tive cabelo bem curto foi quando fiz 18 anos e cortei ele no queixo, mas só usava ele liso. Não fazia ideia de como cuidar de cabelo cacheado, ainda mais cabelo cacheado curto!
Mas é pra isso que a internet está aí, não é mesmo? Para gente poder aprender coisas que ainda não sabemos #TutorialWayOfLife. Comecei a caçar em blogs, canais no youtube e grupos de facebook maneiras de lidar com essa fase da transição. Eu me sentia no AA, alisadas anônimas, a ponto de ter uma recaída e alisar o cabelo de novo. Em alguns dias eu acordava odiando meu cabelo, minha cara, sem querer sair de casa, em outros (poucos) dias eu acordava bem, certa da decisão que tinha tomado, motivada para finalmente passar a tesoura no cabelo. Foi preciso muitas consultas terapêuticas com essas duas aí até eu tomar a decisão final.
Reunida a coragem bastasse decidir o corte a ser feito, eu tinha deixado o cabelo crescer cacheado até a altura do queixo, e até então só usava ele meio preso, nunca, repetindo NUNCA solto. Apesar de ainda não estar com o comprimento que eu queria, resolvi cortar assim mesmo, eu não estava disposta a esperar mais. Bastava a inspiração e eu correria direito para o salão.


É aí que entram minhas musas inspiradoras. Nada de cachos à la Taylor Swift, eu queria referências reais, de cabelos cacheados pra valer, e não cachos de debutante. Inspiração na vida e nos cabelos: Lorde. Cabelo cheião, compridão, e postura de queen bee. Eu amo essa garota! Mesmo tendo um cacho diferente do meu (mais aberto e mais liso na raiz) ela continua sendo a número um ♥. Empatada no primeiro lugar está Letícia Sabatella, que mulher. Meu corte foi descaradamente inspirado no cabelo dela. As outras musas entram na pastinha de inspirações do pinterest: as blogueiras/youtubers Mari Morena e Rayza Nicácio, a atriz Leandra Leal e a outra irmã Knowles, Solange.
O mais legal é que agora eu vejo várias meninas abandonando suas chapinhas, não para seguir uma tendência, como se nascer de cabelo cacheado tivesse virado moda - para depois não ser mais -, mas para assumir suas características ao invés de esconde-las. Não é fácil se sentir bem na própria pele quando tudo ao redor faz com que você não se sinta boa o bastante. Por isso mesmo que me dá uma alegria enorme saber que, assim como eu, tem um monte de queen bee saindo do casulo.

***Este post faz parte do BEDA, que consiste em postar TODOS OS DIAS durante o mês de agosto. Me ajudem!!11! Indiquem temas, tags e receitas para manter a sanidade.

5 comentários:

  1. Pensando na Lorde, meu estilo é gótico sim!
    Tenho visto vários posts sobre voltar ao natural, largar a chapinha, to idolatrando vocês tudo. Meu cabelo nunca cacheou de verdade, mas é bem volumoso, e nada nada liso. Lógico que apelei pra progressiva por uns anos, e agora não quero mais, mas é tão dificiiiiiil, não tem formato!
    Mas esses cachinhos, gente, que coisa linda!

    ResponderExcluir
  2. Só vem cá e me dá aquele abraço gostoso. <3
    Muito obrigada por ter entrado nessa caminhada comigo, my girl!
    Você também foi e ainda é minha inspiração.

    Tamos maravilhosas, nenón?

    ResponderExcluir
  3. Ahhhh, você escreveu! <3 Queria ter comentado aqui ainda ontem mas não deu tempo.
    Eu não tenho cabelo liso, também não tenho cabelo cacheado. O meu cabelo fica num meio termo que só desde o ano passado eu comecei a curtir (tem umas fotos no meu resumão 2014). Mas né, ele depende do dia, e eu ainda apelo pro secador e pra chapinha quando vou sair. Esse vício ainda não me deixou.
    Admiro muito tua atitude, tem que peitar muito dar 0 fucks pros padrões da sociedade. E tá mais que certa, aposto que teu cabelo tá infinitamente mais saudável hoje em dia. Bem que fez, guria. Bem que tu fez.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Escrevi! Hahahha obrigado por ter indicado o tema! Já flopei no BEDA mas quero continuar postando tanto quanto possível.

      Excluir