sábado, 4 de julho de 2015

Maratona Literária de Inverno 2015

Se você tem o costume de acompanhar booktubers brasileiros já deve saber do que se trata esse post. O Victor Almeida, do canal GeekFreak, propõe, duas vezes ao ano - uma no verão, outra no inverno- uma maratona literária com duração de um mês. É uma oportunidade para a galera que acompanha canais literários interagir com os mesmos, além de estimular maior volume de leituras em um mês.
Dentro Maratona existem alguns desafios a serem cumpridos, que não são obrigatórios, mas funcionam como estímulo a leitura uma vez que todos gostamos de superar desafios. Além das semanas temáticas, que servem para nortear a montagem da sua TBR (sigla para to be read, ou seja, para ler). Mas não encarem esses aspectos como obrigações, o importante da Maratona é se divertir e ler o máximo de livros que conseguir. O Victor vai ler 12 livros (!!!) durante esse período, eu pensei em 6 livros, mas aí peguei mais 2 emprestados e agora estou com 10-fucking-livros pra ler (!), Deus me ajude! Normalmente eu leio um por mês #vergonha. Porém, como estarei de férias entre julho-agosto (YAY), resolvi encarar. Vamos à minha TBR:




Semana 1: Fantasias, Distopias e/ou Ficção Científica;

Divergente, de Veronica Roth. Essa série não tinha me interessado até eu assistir o filme (pela metade, diga-se de passagem), gostei muito do enredo e dos personagens. Diferente do que eu pensava esse não é o-próximo-jogos-vorazes apesar dos elementos em comum. Confesso que fato de eu estar completamente obcecada pelo Miles Teller contribuiu para minha leitura.

A seleção, de Kiera Cass. Outro livro pelo qual não tinha o menor interesse, o livro está aqui para cumprir o desafio um livro que alguém escolheu para você.
As crônicas de Nárnia (volume único), de C.S. Lewis. Estou tentando terminar este livro, que na verdade é uma saga de 7 livros. Parei n'A cadeira de prata e não consegui avançar. Ele logicamente está aqui para o desafio começou e/ou terminar uma série, trilogia ou duologia.
Star Wars Legends: na minha do império, de Brian Wood. Não sou de ler HQs ou mangás, mas como se trata de Star Wars eu topei a leitura, até porque se encaixa na categoria um livro com figuras ou ilustrações

Semana 2: Thriller, Suspense e/ou Terror;


Garota exemplar, de Gillian Flynn. Não, eu não assisti ao filme. Sim, eu estou super ansiosa para ler este livro! Ele se encaixa nos desafios um livro que virou ou vai virar adaptação cinematográfica e um livro com mais de 400 páginas.

Semana 3: YA Contemporâneo, Romance e/ou Drama;

As vantagens de ser invisível, de Stephen Chbosky. Todo mundo fala super bem desse livro e nunca tinha tido a chance de lê-lo. Acredito que a maioria de vocês se não leu, ao menos viu o filme com a Hermione e o Percy Jackson (kkk).

Vaclav & Lena, de Haley Tanner. Eu comprei este livro na último Bienal do Livro, em 2013 e nunca tinha lido. Shame on me, eu sei. Resolvi aproveitar a maratona para liquidar essa dívida e aproveitar que ele se encaixa no desafio um livro com capa azul (porque azul gente?! detesto azul! kkk).
Métrica, de Colleen Hoover. Para ser bem sincera, eu não sei NADA sobre este livro. Apenas sempre quis lê-lo baseada em parece ser bom. Espero que seja!
 
Semana 4: Livros nacionais;

Cinderela Pop, de Paula Pimenta. Adoro a Paula! Eu faz um bom tempo que não leio nada dela, o último livro foi Apaixonada por palavras. Costumo gostar do que ela escreve, apesar de ser bem diferente do resto das minhas leituras.

Minha vida fora de série, de Paula Pimenta. Sim, outro da Paula! Hahaha. Este livro é um spin-off de outra série de livros dela. Aqui, a personagem principal é a Priscila, uma das melhores amigas Fani, de Fazendo meu filme. Tudo o que eu sei é que esta história é anterior ao FMF. Ele faz parte do desafio um livro do gênero que você menos leu ano passado que é infanto-juvenil. Ano passo eu basicamente li distopias, YAs e poesia (1).


Até pensei em incluir Vida, do Paulo Leminski, que eu li apenas a metade, mas como minha leitura estava muuuuito arrastada deixa para a próxima. Ele vai entrar aqui apenas como livro extra, assim como Princesa adormecida, também da Paula Pimenta, caso eu surpreendentemente leia todos os livros antes do fim da maratona.


Achou pesado? Relaxa, você pode ler a quantidade de livros que quiser, sem cumprir nenhum desafio. A intenção aqui é se divertir, como o Victor sempre lembra. Lembre-se de usar a hashtag #MLI2015 na hora mostrar sua TBR, ela também serve para interagir com o resto da galera que está participando da maratona. O mais legal é que o Victor, e parceria com editoras, programou alguns sorteios. As inscrições oficiais acabaram dia 2/06 mas nada impede que você participe! A Maratona começa no próximo dia 6, segunda-feira, e vai até o dia 3 de agosto.


Mais informações: vídeo de apresentação da MLI 2015 e evento no facebook.

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. olarr
    Muito legal essa maratona, vou tentar participar :)
    Gosto de projetos como esse... Já ouviu falar do Poem A Day? Não tem nada a ver, mesmo assim...
    Eu ainda não li esse livro das Crônicas de Nárnia até o final, eu sempre tenho preguiça hihi. As Vantagens de Ser Invisível eu to lendo de novo agora, coincidência. Ah, e eu também adoro a Paula Pimenta kakaka
    Boa sorte na maratona.
    Beijos <3

    ResponderExcluir
  3. Participa sim! Vai ser super legal. :D

    ResponderExcluir