quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Fica a dica: Dose extra de cultura

Todos sobreviveram ao carnaval? o/ Bom, agora que ele já passou venho aqui compartilhar uma dose extra de cultura.
Como, acredito eu, todos que leem este blog sabem que eu moro no Rio de Janeiro (melhor lugar ever!) mas o que talvez não saibam é que um dos meus lugares preferidos no Rio é Centro Cultural Banco do Brasil carinhosamente chamado de CCBB, que abriga, na minha opinião, as melhores exposições da cidade. Fazia um tempo que eu não o visitava e hoje quebrei o jejum. Acompanhada pela minha preciosa Nathalia fui conferir duas exposições que muito me interessaram: Tarsila do Amaral - Percurso Afetivo e Anticorpos - dos irmãos Campana 1989 - 2009. A primeira me decepcionou pelo tamanho, é uma exposição pequena mas com obras muito importantes. É super bacana ver de perto obras que a gente estudou na escola e apenas via em livros como as famosas Abaporu e Antropofagia:
Entre as obras também havia fotos da infância e pertences como uma mala porta chapéus cheia de selos de viagem, diário de viagens, agenda telefônica.

Quanto aos Campana...os conheci através de uma parceria entre eles e a Melissa e desde então me interesso pelo trabalho deles. A exposição está incrível! É beeem maior e tem esculturas, desenhos, rascunhos e mobílias para casa, algumas super usáveis e outras nem tanto. O engraçado é que a todo o tempo eu e Nath apontávamos pras nossas favoritas e dizíamos "eu quero na minha casa!" hahaha. Mas a exposição também contava com obras que, ao menos pra mim, não deveria estar ali porque simplesmente não condiziam com o tema, não tinham nada a ver. Como por exemplo, uma mistura de estrela do mar gigante enlaçada a outra estrelas do mar nem tão gigantes assim que aparentemente foi inspirada numa mulher nua deitada o_0 Whatever... Dito isto, vamos nos ater as coisas bacanas:

Quero pra minha casa!

poltronas e sofá sushi! feitos com emborrachado entre outros materiais
Não necessáriamente eu quero na minha casa...
perfeito pra desfiar roupa...

cadeira com bonecas...bizarro!

pra brincar de dança da cadeira

Essas são apenas algumas das coisas muitos legais que você pode encontrar no CCBB, infelizmente nenhuma dessas fotos foi tirada por mim afinal é proíbido tirar fotos.=/ Mas a internet taí pra isso!
A quem possa interessar... se tiver tempo sobrando aproveita e dá uma passada na Casa França e no Centro Cultural dos Correios, que ficam ao lado, onde também rolam coisas bacanas. ;-)

Se você pensa que o post acabou... enganou -se! Como se não bastasse, depois que conferirmos tudo isso ainda nos sobrou tempo e disposição para irmos até a Biblioteca Nacional, onde nunca tínhamos estado. Infelizmente, diferente do que você possa imaginar (e nós também) ela não é totalmente "aberta". Você só pode conhecê-la através de uma visita guiada #fuckingboring, eu sei! Mas a pequena exposição que tá rolando lá vale a pena e o guia é totalmente dispensável.
foto: divulgação
Desenhar para sonhar: quadrinhos brasileiro é uma viagem no tempo. Tem capas de quadrinhos suuuuper antigos de cor amarelada e com palavras escritas de uma forma diferente da qual conhecemos. E ainda tem adaptações de clássicos como Moreninha e Memórias de um Sargente de Milícias para HQs. Uma preciosidade!

Amanhã, se Deus quiser, vou ao Museu Ciência e Vida com a Isabelha. Se for interessante rende até post. Veremos!

Inté!

4 comentários:

  1. Quando eu fui ao CCBB, ainda não estava rolando a exposição dos Campana. Estou super ansiosa para voltar lá, I HAVE TO!
    Nêga, nem precisa dizer que amo seu blog. Graças a Deus cê não se rendeu às poucas palavras do tumblr. haha

    Lov ya!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Super Gabs é cultura, rapá!
    Saudades, cremosa

    ResponderExcluir
  3. Ah, quando puder dá uma olhada no meu blog http://desperdiciodemel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir