terça-feira, 4 de maio de 2010

Analisando Gossip Girl

Cá estou estreando a tag analisando e logo falando desta que é uma das minha séries preferidas que me faz pirar a cada episódio. Tem sempre uma coisa e mais surpreendente do que a “coisa” do capítulo passado,  uma intriga, uma armação, uma mentira revelada, uma traição, sempre protagonizados pelo sexteto principal: Blair, Serena, Chuck, Dan, Nate e Jenny. Todos são lindos, ricos (caso você não lembre o Rufus casou com a mãe da Serena tornando assim os Humphreys ricos, ou quase), cheios de problemas e personalidade duvidosa. E é isto que vamos analisar, começando por:

Queen B.


Blair Cornelia Waldorf. Você só precisa assistir a um episódio pra perceber que a Blair não vale muita coisa. Sempre armando, vigiando, espreitando (agora menos, depois de finalmente engatar com o Chuck na segunda temporada) e arquitetando seu futuro perfeito. Nem sempre seus planos dão certo, mas ela não se abala, ou pelo menos finge não. Ela tem um pai gay que foi morar na França com o namorado, uma mãe que casou de novo mas dessa vez com um judeu heterossexual, uma melhor amiga com uma tendência a se meter em confusão e um namorado meio problemático mas que a ama. O caso é que apesar de tudo isso ou por tudo isso nós amamos Blair por que ela é doida, paranóica, linda, esnobe (hahaha), uma bitch das mais engraçadas, por incrível que pareça.



Serena.


Serena Van der Woodsen, só pelo nome você ja sabe o que esperar MAS talvez esteja errado. Serena que já passou por muitos problemas e possui um passado mais-que-negro voltou de um internato na primeira temporada e de cara teve que enfrentar a fúria, por assim dizer, da sua BFF (odeio esse termo, mas okay). Apesar as milhões de brigas as duas se dão bem, se amam e continuam amigas. Ela faz a típica bitch que a gente adora: vai em todas as festas, enche a cara, perde a linha e pega geral, ahahaha! Talvez ela seja quem mais se pegou na série (nunca parei pra contar). Bem no início traiu a Blair com o então namorado dela, o Nate; namorou com o Dan, indo e vindo várias vezes; namorou Carter Baizen; um artista que tinha várias outras namoradas; uma ator pseudo famoso; Tripp Van der Bilt, um político primo do Nate; entre outros. Atualmente ta solteira (parei no cap 14 da terceira temporada) mas a pergunta é ate quando? Além de tudo tem muuuitos problemas com a sua mãe, Lily, que também cultivava problemas a a sua mãe, Cece. Dever ser genético, né? Na terceira temporada descobrimos que ela também tem problemas com o pai que a abandonou e que não quer saber dela. Triste.




Chuck.


Charles Bass, muito mais conhecido como Chuck, Chuck Bass. Só o pronunciar deste nome põe medo nas pessoas, hahaha. Chuck é do tipo filhinho de papai que fez e experimentou de tudo na vida, também considerado uma bitch por achar que compra tudo e todos com dinheiro que tem e que não é pouco. Mas como as personagens acima, também tinha problemas com o pai. Tinha por que ele morreu, na primeira temporada se não me falha a memória. E desde esta mesma temporada cultiva algo como um amor secreto pela Blair e chega ate a tirar a virginity dela numa limusine. Que miséria! –not. Por ser ruinzinho e estar acostumado a afastar as pessoas fica muito difícil admitir pra Blair que a ama (isso só acontece no fim da segunda temporada) e isso faz que os dois fiquem magoados. A coisa piora quando o pai dele morre, ele se afunda numa deprê terrível e aí ele vê que a Blair o ama mesmo por que fala sério, ele ta todo acabado, chato, depressivo, reclamão e ainda a trata mal e ela não desiste dele?! Só com muito amor, dude, muito amor. Ele percebe isso e mesmo assim continua a afasta-la mas antes de tudo estar perdido ele volta de uma viagem a Europa com as coisas preferidas dela (own) e diz que a ama (!!!). Mas como nem tudo são flores, na terceira temporada eles descobre a mãe morta não esta morta. Tenso. No fim ele supera e acaba por decidir conhece-la e ela faz o mesmo.



Dan.


Daniel Humphrey, filho de Rufus Humphrey, irmão de Jennifer Humphreys, melhor amigo de Vanessa Abrams, vindo do Brooklyn. Isso é tudo que ele é ate conhecer Serena. Pronto, é a história do plebeu e a princesa, típico conto de fadas impossível de acontecer, mas acontece e de uma das formas mas lindas. Por um tempo eles se dividem entre um amor muito forte e bonito e as diferenças sociais. Daí em diante o namoro só sofre abalos por que a melhor-amiga-ex-paixão-adolescente Vanessa ressurge, Dan descrobe de forma parcial o passado negro de Serena, ambos descobrem que os pais tiverem um caso no passado e mais que isso, um filho! Eles se dividem entre indas e vindas, mentiras, amor e confusão. Depois de passarem a primeira temporada tentando e o inicio de segunda tentando de novo, eles desistem e depois de um tempo superam. Dá época em que ele estava com a Serena muitas coisas ficaram, por exemplo, Dan se tornou um pegador. Pasmem o lonely boy do Brooklyn é um pegador, hahaha, não é piada. Podemos listar aqui, a professorinha, Geogirna (?!), a atriz baladinha Olívia Burke, e por fim Vanessa sua melhor-amiga-ex-paixão-adolescente-atual-amor-pseudo-adulto. Vamos ver no isso vai dar. Ao contrário dos outros aqui citados Dan não tem problemas com o pai, ate por que Dan é um cara meio chato, meio certinho, meio responsável, aí o pai alivia, né? Apesar de às vezes o próprio Dan aconselhar o pai. Mas isso não quer dizer que ele não tenha problemas, afinal sua mãe fugiu de casa na primeira temporada e reapareceu pra sei lá o quê. Sorte dos Humphreys que ela logo foi embora.



Nate.


Nathaniel Archibald. Esse sim é o típico filhinho de papai: rico, lindo, inteligente, bom moço, namorado de um bom partido (Blair) e melhor amigo de outro filhinho de papai, Chuck, só que de outra espécie (a dos que não valem nada, hahaha). No início da primeira temporada tudo parece estar num mar de rosas, ate que a Serena volta e Blair descobre a traíção. E apesar de não sentir mais nada por ele é pressionado pelo pai a manter o relacionamento por puro interesse. Mas logo descobre o vício do pai em drogas, a ruína financeira da família e decide não abrir mão de sua felicidade. Pronto, a crise esta instaurada. Ele passa a primeira temporada totalmente perdido, frustrado, morando de favor e vendo seu pai ser preso. Mas com o apoio dos amigos as coisas ficam relativamente mais fáceis. Aí ele meio que se envolve com a Jenny depois de confundi-la com a Serena, depois com a Vanessa e Blair de novo, Vanessa e uma cora rica (sim, ele se torna prost-prostituto,lembrei do funk, rërë) e ainda namora com Bree, filha de uma família ‘inimiga’ dos Van der Bilt.. Depois larga essa vida e alterna em amar Serena e Blair. Por fim (veja bem, meu fim aqui é o cap 14 da terceira temporada, ou seja, não é bem o fim) ele se decide pela Serena que também se decide por ele. Vamos ver ate quando.



Jenny.


Jennifer do Brooklyn Humphrey. A Humphrey menos Humphrey. Adora riqueza, beleza e poder, mas vindo do Brooklyn fica meio difícil, né? Na primeira temporada é escolhida por Queen B. como seu projeto (não lembro bem a palavra que ela usa, sorry). Ate hoje não sei dizer se deu certo ou não, só sei que nesse caminho sem volta que ela tomou aconteceram muitas coisas. Ela mentiu, fugiu, fingiu, roubou, voltou e mudou totalmente. Envolveu-se com gente errada e como o próprio pai dela disse no cap 14 “Olho pra você e não vejo mais minha filha”. Cara, fica calmo por que ninguém mais vê. Ela se torna muito amiga do Eric, irmão da sua ex-cunhada, e encontra nele alguém com que pode ser ela mesma. Com a ida da Blair pra universidade, ela se torna rainha em seu lugar, apesar de contrariedade das súditas. Aí a garota pira, né?! O poder sobe a cabeça e todo o seu objetivo de acabar com essa coisa de “realeza” vai pelo ralo, ela passa a fazer exatamente aquilo que faziam com ele, pisar nos outros. Inclusive no Eric. Ela ate se envolveu com algumas pessoas, no inicio Nate, depois um garoto gay que daria o passaporte pro mundo vip e por ultimo Damien, um traficante de drogas com uma historia familiar triste e suspeita, assim como a dela, que é a rainha dos problemas familiares, a ovelha negra da família, aquela que vai ser deserdada, se é que herança pros Humphreys.


Serena, Blair e Chuck são meus preferidos, e os seus?!

Um comentário: